...

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
FormAÇÃO x VerSOS x !nForm@ÇÃO

"Há uma relação entre a formação e a informação. Rigorosamente, nós só sabemos o que sabemos após recebermos alguns dados, algumas notícias que têm caráter informativo. (...) A formação depende da informação como o conhecimento intelectual depende do conhecimento sensível, embora não consista nele. (...) É claro que a cada dia precisamos de informações que nos ajudem a progredir em nossa formação. O mal da época, mal derivado da atmosfera nominalista e de informações, é que deixa no esquecimento o gosto e o desejo da sabedoria."
                                                                                                         Gustavo Corção

No período da infância, fase essencial do desenvolvimento social, o ser humano necessita e deve explorar ao máximo suas possibilidades criadoras, que têm e devem ser estimuladas por uma sociedade ativa e preocupada com a sua formação.

Devido à recente ditadura da comunicação e outros revés, culturalmente enfurnados na sociedade brasileira, influenciando as formações social, política, psíquica e física dos seus habitantes, estes ficaram sem identidade definida, sem opinião própria, pois, expropriados, não lhes fora ensinado, respectivamente, a tê-las e a formá-las.

Sabe-se que falta muita coisa para que melhore a condição social entre os seres vivos. Falta arte, música, tinta, palavras, brincadeiras, esportes, liberdade, amizade, poesia, afeto, interação, amor, união. Falta, acima de tudo, comunicação. As colocações e diálogos vêm sempre acompanhados por um pessimismo velado ou simplesmente por um complexo de sátiras, intrigas e ironias que, de nada exaltam qualidades, contudo, sempre defeitos e pequeninices, atrelados às abóboras que, por vezes pensamos, por outras explicitamos.

"Pequenas coisas só atormentam pequenas mentes..."

Essa visão pessimista, essa auto percepção desfavorável da sociedade, acontece sem que se dê conta, pois vem impregnada no inconsciente coletivo, perpassando gerações. O homem reage segundo valores formados em sua personalidade, ao decorrer de seu aprendizado de vida. Esses valores refletem formas que lhe foram ensinadas e moldadas.

Não se deve atribuir culpa às pessoas que cometem erros, seja lá em que grau for que os tenham cometido. Todo ser humano tem seus defeitos, suas qualidades. É formado ou deformado, informado ou alienado, assim, desde sua infância. Alguns não passam de meros joguetes da sorte, para os quais não tem ninguém nem aí. Qualquer pessoa dita mal-amada, ranzinza, chata, solitária, fofoqueira, maluca, mentirosa, falsa, ou ainda, qualquer dita criminosa, corrupta, traficante, indigente ou, mesmo, assassina, todas estas estão perturbadas de alguma forma. Cada uma, a sua maneira, foi mal formada e mal cuidada pela sociedade onde nasceu, cresceu e formou seus próprios valores.

Na verdade, não mais deve-se procurar culpados, todavia sugerir transformações e opções sensatas a serem analisadas, discutidas e postas em prática, para que se consiga realizar algo, a partir daí. Essas pessoas não têm consciência do que fazem. São monstros que só aparecem quando surtam e fazem algo de bárbaro e sensacional. Míseros coitados.

Que se aceite diferenças e procure aprender com o próximo a trocar conhecimentos, exaltar qualidades e sugerir melhorias aos defeitos certos. Ninguém melhora do nada, só ou isoladamente, contudo, bem amparado, acompanhado e orientado. Através de uma comunicação cada vez mais perspicaz e com melhores ferramentas para sua difusão, objetiva-se propor essa troca de idéias entre as pessoas, visando a transformação de forma consciente, objetiva e clara.

Voltando-se um pouco para a história, sabe-se que o Brasil foi colonizado em 22 de abril de 1500. Em 1808 surgiu a imprensa e em 1889 a escravidão foi, finalmente, abolida. Ou seja, 300 anos sem imprensa; 389 funestos anos de escravidão. Durante todo o tempo, observou-se um Brasil escravocrata, excludente e pouco atuante no que diz respeito às formações cultural, artística e educacional da população que, desde a catequizante colonização, perpassando negreiros navios e tilintantes senzalas, vem resistindo em meio a ditaduras e repressões, crimes e corrupções. Essa consequente crise social encontra sua causa na falta de cuidado com a formação do ser humano em sociedade, principalmente por parte governamental.

Cabe à Comunicação Social mostrar um novo mundo ao mundo. Aos formadores e educadores cabe a tarefa de levar aos alunos diversificados tipos de formação, que não meramente a teórica, por vezes hipócrita, aliando conhecimento humano à prática de artes e esportes, despertando além do raciocínio, a interação, formando, de fato, opinião.

Se é do homem a inteligência e se este reage, em boa parte, segundo o seu inconsciente, há de surgir uma nova comunicação, um novo conceito de vida, uma nova visão da sociedade, e, com o passar dos tempos, ficará comprovado que basta ensinar as crianças a arte de se bem-viver, formando e informando com afeto, amor e bons exemplos, teóricos e práticos que, na colheita da próxima geração, a sociedade se abastará de seus saborosos frutos da era.

"Não tenta capturar borboletas,
apenas cuida do teu jardim.
Num belo dia de sol,
quando você menos esperar,
elas virão até você"

Me perguntam se este espaço é destinado apenas para postagem de poesias, ao que, prontamente, respondo que sim e complemento dizendo que é destinado, sim, para todos os tipos de poesia. Afinal, a poesia está em todo o lugar, basta bem observar. Observe. Tudo tem ou pode ter poesia. Tudo é poesia. A poesia está nas pessoas, nas crianças, nas palavras, nos gritos, nas cores, sabores, nas literaturas, músicas, artes, seja lá em que arte for. E se, por qualquer acaso, houver alguma arte em que a poesia não esteja se manifestando, esta merece devido cuidado e reparo urgentes.

Sejam bem vindos. Participem. Interajam. Poetizem-se!

3 comentários:

. . . .Filho da Poesia. . . . . disse...

Precisei editar esse primeiro post e todos os comentários feitos foram apagados... snif... Peço desculpas aos que deixaram seus comentários e peço que sintam-se em casa para postarem outros. Saudações Poéticas!!

ritadara disse...

A cada dia que passa seu blog esta um arrazo! Bjus querido poeta!

Pri de Luz disse...

Buscando pela internet uma imagem pude conhecer o seu blog, que por sinal é muito rico e lindo. A partir de agora seguirei/ acompanharei você.

Se quiser conhecer meu trabalho e seguir o meu:
www.prideluz.blogspot.com