...

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
O Rio: poesia para Rosa

Nunca paro para descansar.
De meio a meio, me infinito os dias.
Em meu seio sertãneiam vidas, milhas.
De meu colo dependem croas e ilhas.
Sigo o meu rumo sem arrumo, solto-solitariamente, percorrendo oportunas vias.
Centrado, largo, estreito.
Redemunho, esquerdo, direito.
Sou de lua, de momento.
Sou de barro, de Janeiro.
Minhas águas, que não param, de março!
Ao céu, me divido, inundo, encharco, encho, tateio, acerto, acho.
Perco, érro, derramo, escôrro, transbordo.
Gotêjo, pingo, enuveio, evaporo.
Deserto, mínguo, séco.
No ao-longe, viro lama.
Mangue, alagadiço, pântano, breu: viro bréjo.
- Deus esteja!
Mesmo assim, questiono em fluir, caudaloso e sereno, insistindo por abrir caminhos sempre libertos:
- ora pro raso, ora profundos.
Às vezes bóio, inspiro, flutuo, nado.
Noutras péso, afundo, submêrjo, naufrago.
Mato minha sede com lágrimas.
Afogo saudades no esconço de meu leito.
Pedras brotam em meu caminho, e apesar de tanto bater, não consigo furá-las, em cheio, no peito.
De espanto, de esbarro, ando à procura de minha terceira margem, por entre clareiras, enquanto paus de árvore enormes insistem por encalhar às beiras.
Precipito, agito, côrro, socôrro, corredeiras.
Rio abaixo, Rio acima, grutas, cascatas, nascentes, foz, cachoeiras.
Rodamoinhos enormes, tororõmas, fervimentos, marés, nós, correntes, correntezas, turbilhões.
Trombas d’água, cheias, aguaceiros, enxurradas, tempestades, torós, enchimentos, ondulações.
Demasia das enchentes, tombos, tormentas, torrentes, subimentos, arrastões.
Lendas, sereias, mantimentos, tesouros, ventos, raios, relâmpagos e trovões.
Num fluxo indissolúvel:
- quero, logo, desaguar no mar!




5 comentários:

Mara... disse...

"O Rio" � de um envolvimento de vertente que n�o seca! Minhas �guas de mar�o s� todos os meses de anos! Mato minha sede com lagrimas transborda!� de uma poesia �mparnum fluxo indissol�vel que so pode desaguar no mar. PARAB�NSSSSSSSSSSSSSS

Anônimo disse...

Aguá... Um elemento que vive a transformar... vidas, estradas... gosto da tua poesia, oh menino, quero ver-te brilhar!!

Anônimo disse...

Patrão...assim você vai longe mesmo... PQP...Puta linda a imagem e filmagem...e pintura... Linda vontade ...lindo Eu de Rio Seu!!!

Cláudia Paula disse...

Fonte de versos diversos
Desaguaram em mim
Ser rio, deixar-se ir..
Indo, permanecer!

Parabéns pelo blog!
Doces saudades..

Cláudia Paula
ps:(Ouro Preto, carnaval 2008)
.

Mimirabolante disse...

Oi,Renato
Não te falei ?
Apareci....
Um encanto o teu espaço.....
Abraços,Mimirabolantes